Teoria e Gestão do Currículo
Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2015/2016
Código: |
EDB20045 |
Sigla: |
TGC |
Secção/Departamento: |
Ciências Sociais e Pedagogia |
Semestre/Trimestre: |
1º Semestre |
Cursos: |
Sigla |
Anos Curriculares |
ECTS |
LEB |
2º |
4 |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Carga horária: |
Horas/semana |
T |
TP |
P |
PL |
L |
TC |
E |
OT |
OT/PL |
TPL |
O |
S |
Tipologia de aulas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Responsável: |
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
|
Corpo docente: |
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira
|
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Com esta Unidade Curricular pretende-se fornecer informação atualizada sobre currículo em educação, nomeadamente no que respeita à adoção de modelos de intervenção educativa.
Programa
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os estudantes consigam:
- Identificar e caracterizar as componentes de um currículo.
- Mobilizar dados da literatura científica e técnica sobre currículos e programas.
- Analisar as origens e os fundamentos teóricos dos modelos de organização curricular desde a creche.
- Identificar diferentes modelos de organização curricular e aprecia as suas potencialidades e limitações.
- Reconhecer o papel do educador/professor na gestão do currículo.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos desta UC focalizam-se na informação atualizada sobre a construção do currículo desde a creche ao 2º ciclo do ensino básico, nomeadamente no que respeita à adoção de modelos de intervenção educativa para o desenvolvimento das crianças. A UC centra-se, assim, nos seguintes conteúdos programáticos:
- Conceito de currículo
- Educador/professor como gestor currículo
- Escolas aprendentes
- Modelos curriculares em educação: fundamentos teóricos e modos de organização
Modo de Avaliação