Teoria e Gestão do Currículo

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2015/2016

Código: EDB20045
Sigla: TGC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
Corpo docente: Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Com esta Unidade Curricular pretende-se fornecer informação atualizada sobre currículo em educação, nomeadamente no que respeita à adoção de modelos de intervenção educativa.

Programa

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os estudantes consigam:
- Identificar e caracterizar as componentes de um currículo.
- Mobilizar dados da literatura científica e técnica sobre currículos e programas.
- Analisar as origens e os fundamentos teóricos dos modelos de organização curricular desde a creche.
- Identificar diferentes modelos de organização curricular e aprecia as suas potencialidades e limitações.
- Reconhecer o papel do educador/professor na gestão do currículo.

Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos desta UC focalizam-se na informação atualizada sobre a construção do currículo desde a creche ao 2º ciclo do ensino básico, nomeadamente no que respeita à adoção de modelos de intervenção educativa para o desenvolvimento das crianças. A UC centra-se, assim, nos seguintes conteúdos programáticos:
- Conceito de currículo
- Educador/professor como gestor currículo
- Escolas aprendentes
- Modelos curriculares em educação: fundamentos teóricos e modos de organização


Modo de Avaliação

Página gerada em: 2024-05-28 às 10:12:28